Irmãos e Irmãs da JUFRA espalhados pelo esse imenso Brasil,
Que a Paz e o Bem estejam em vossos corações!

“Juventude Franciscana, um luminoso Ideal de Vida!” João Paulo II

É com muita alegria que apresentamos a 12ª Edição do Caderno Nacional  de Formação em comemoração ao Dia do Jufrista! A  Jufra do Brasil está em festa! Esta edição é especial, pois nossa  caminhada já tem 45 anos de muita história para contar, muitas alegrias e perfeitas alegrias, muitos motivos para celebrar e agradecer ao nosso Deus Altíssimo. 
Um dia dissemos um SIM (ou ainda vamos dizer), com o coração desejoso de viver em fraternidade, na JUFRA, o Evangelho de Jesus Cristo e o Ideal Franciscano de Vida. Muitos por aqui passaram, levaram um pouco da Jufra para suas vidas, deixaram também um pouco de si para a Jufra  e assim vamos, juntos, construindo esta belíssima história que vale muito a pena Viver, Servir e Amar! Esse SIM foi renovado durante o XVI CONJUFRA, em Campo Grande/MS. Aqui você encontra o relato do Congresso, assim como das comemorações do aniversário de 45 anos.
Nesta edição, você também irá encontrar uma dose de história, além de ficar por dentro de como estão as nossas Áreas da Jufra do Brasil nesses últimos anos. Como a  edição é especial, teremos três entrevistas! Os três últimos Secretários Nacionais partilham suas experiências conosco. Vale muito a pena conferir! 
Para finalizar, teremos os depoimentos de alguns irmãos e irmãs que passaram pela JUFRA falando-nos um pouco do que a Jufra significa na vida de cada um. Eles representam centenas de jovens espalhados pelo nosso Brasil que um dia beberam dessa fonte e vivenciaram “o luminoso Ideal de vida” assim como nós!
Agradecemos a todos os irmãos que contribuíram na construção desse importantíssimo instrumento de formação! Este Caderno foi preparado em parceria entre o último e o novo Secretariado Fraterno Nacional. Agradecemos aos que deixam seus serviços por todo o amor pela fraternidade nacional nos últimos anos e desejamos aos que estão chegando que tenham perseverança e que o Espírito de Deus os ilumine.
Que Santa Rosa interceda sempre a Deus por cada jufrista! Que nosso Pai Seráfico, juntamente com nossa Mãe Clara continuem iluminando e guiando sempre os nossos passos!
Fraternalmente,
Ana Carolina Miranda 
Secretária Nacional de Formação 2013-2016

Juliana Caroline Gonçalves Almeida